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Storytelling é uma estratégia utilizada dentro do Marketing Digital. Mas, qual o seu poder e por que ela pode ser eficaz dentro de um negócio?
Sabemos o quão importante é aproximar marca e cliente, mas os meios para isso são tão diversificados que se torna um desafio entender qual pode ser o mais eficaz para a sua marca.
Por isso, hoje apresentaremos os detalhes a respeito da estratégia de Storytelling, suas vantagens e como ela impacta em seu negócio.
Aproveite e boa leitura!
O que é Storytelling?
Trata-se de uma estratégia que existe há muito tempo na indústria. Sua finalidade é fortalecer o engajamento de uma marca por intermédio de “histórias”.
Entretanto, ela ganhou muito mais destaque após a popularização do Marketing Digital. Afinal, é por meio da internet que o alcance de visualização se tornou muito maior do que na época das mídias tradicionais.
Esses “contos” podem abordar tanto o ponto de vista do cliente quanto o da marca. Porém, há três características principais neles:
- a dor enfatizada do cliente;
- sua jornada para descobrir que a solução do seu problema existe;
- a aquisição da solução e como ela impactou sua vida.
Por meio das “histórias”, a empresa será capaz de divulgar cases de sucesso, onde supostos clientes contam sua experiência com o produto a fim de convencer outras pessoas de que a solução oferecida por determinada companhia é a ideal para resolver o problema.
Como utilizar Storytelling no seu modelo de negócios?
Storytelling é uma estratégia comum quando o assunto é conversão de leads. A grande particularidade desse método é a sua alta capacidade de se conectar com seu público-alvo, permitindo um vínculo mais próximo entre marca e cliente.
Quando falamos sobre as histórias contadas, elas não precisam ser, necessariamente, a declaração de um cliente em questão.
É bem comum que empresas contratem times de Marketing Digital ou solicitem para o seu departamento de marketing que façam artigos com esse método aplicado.
O que é preciso é que o leitor se identifique com “quem” está contando a “história”. O objetivo é ligar um gatilho mental como: “Olha, essa pessoa tinha um problema parecido com o meu e conseguiu resolvê-lo usando este produto”.
Para isso, é necessário que o texto seja persuasivo e simule alguém passando pelo funil de vendas de determinada empresa, declarando sua satisfação após o processo de compra.
Um Storytelling bem feito tem a capacidade de convencer diversas pessoas a conhecerem ou então aprofundarem seus conhecimentos a respeito de uma marca ou de determinado produto.
Isso também permite um contato melhor com o cliente. O objetivo é fazê-lo sentir e compreender que aquilo que você vende é o melhor para resolver a dor dele.
Vantagens do Storytelling
Essa estratégia tem diversas vantagens. Mas, três em particular se destacam muito quando comparadas às outras. Confira abaixo quais são esses benefícios:
1 – Maior proximidade com seu público-alvo
Quando bem feito, o Storytelling é capaz de trazer um aspecto mais “humano” para a marca. As pessoas precisam sentir que o seu produto não é apenas mais um do mercado, mas sim que foi feito para elas.
Existe a necessidade de mostrar ao público que a sua solução foi desenvolvida pensando em cada indivíduo em particular.
Essa sensação de exclusividade, quando combinada com a presença em redes sociais e pós-atendimento efetivo, passa para a pessoa que ela é uma parte fundamental da empresa.
Isso aumenta a confiabilidade com a marca, traz respeito e valorização dos produtos desenvolvidos e passa maior credibilidade.
2 – Altas chances de engajamento
Como o Storytelling é capaz de criar sentimentos e sensações diferentes dentro de cada pessoa, isso também aumenta as chances de engajamento durante a viagem do lead pelo funil de vendas e após o seu processo de compra.
Quando o seu cliente passa pela sensação de ser especial aos olhos da empresa, é bem comum que ele faça recompras e até passe a defender e divulgar naturalmente a marca. Afinal, ele confia em você.
Também não é incomum que você veja alguns deles querendo realizar algumas declarações a seu respeito, a fim de que também possam ter sua história contada em uma página do site do seu negócio ou no seu blog corporativo.
3 – Traz mais personalidade para a marca
O Storytelling é a oportunidade perfeita para exibir os valores, ideais e culturas que sustentam a empresa.
Ideias e opiniões semelhantes têm o poder de unir pessoas e grupos, levando-os a ter uma relação mais íntima.
É importante que alinhe a “personalidade” da sua marca com um pensamento próximo ao do seu público-alvo. Faça-o de forma natural a fim de transparecer confiança e que realmente você acredita nos valores que prega e defende.
Forçar para parecer “perfeito” aos olhos do público também não é agradável. Por isso, é essencial que seja objetivo e preciso, ainda que de maneira sutil.
Esse é o poder do Storytelling
Essa ferramenta tem um poder enorme quando o assunto é conquistar público, converter leads e aproximar a marca e o cliente.
Realizá-lo de maneira eficiente fará com que o seu negócio seja capaz de criar mais personalidade e atingir novas pessoas. Porém, é preciso contar com os profissionais certos para que esse método seja eficaz.
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